O Xmas Trail é atualmente a festa de Natal do trail, onde a classificação menos importa. Esta prova não é competitiva e tem forte componente solidária. O atleta, de acordo com a sua performance, contribui com parte da sua inscrição, a qual reverte a favor de uma instituição.
A próxima edição é já nos dias 18 e 19 de dezembro. Inscreve-te aqui.

A Funevents iniciou este projeto em Vila Nova de Gaia, tendo realizado aí as 2 primeiras edições da prova. Em maio de 2015, organizámos um free trail em colaboração com o GISP (Grupo de Intervenção de Segurança Prisional) denominado «Free Trail Homem da Maça», o qual se revelou um enorme sucesso, tendo contado com cerca de 450 participantes. Este foi o primeiro evento de Trail realizado no Vale do Leça.

Esta experiência permitiu-nos perceber que uma prova com as características do Xmas Trail teria no Vale do Leça um local privilegiado para a sua realização. Ainda em 2015 realizámos a 3ª Edição do Xmas Trail, a primeira em Matosinhos.

Com distâncias de 10 ou 18 km, o percurso foi desenhado em novos trilhos nas margens do Rio Leça, num trabalho inestimável levado a cabo por uma vasta equipa de voluntários e com a preciosa colaboração da União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões.

A corrida deixa um legado de percursos para a prática da modalidade, de beleza quase inesperada, numa área natural com traços históricos de uma vida outrora mais ligada ao rio. Os atletas presentes têm assim o prazer de estrear aquele que hoje é seguramente mais um destino de treinos para Trail. O número de participantes foi crescendo de ano para ano e ao longo das edições realizadas. Começou com 560 participantes e a última edição contou com já com 1.000.

Deste evento nasceu a ideia de organizar neste mesmo ambiente uma prova de natureza competitiva, tendo nascido a TVL – Trilhos Vale do Leça.

Ao longo dos vários anos em que o Xmas Trail se tem realizado foi possível, graças a todos os atletas que participaram, ajudar diversas instituições com donativos de 1.000 euros por cada Edição. Este ano esperamos contar novamente com a solidariedade de todos para continuar a ajudar.

2013 – Ala Pediátrica do Hospital de V. N. Gaia
2014 – Liga Portuguesa Contra o Cancro e B V Carvalhos 
2015 – União de Freguesias de Guifões, Custóias e Leça do Balio
2016 – Ação Social da União de Freguesias de Guifões, Custóias e Leça do Balio
2017 – Associação AAJUDE/ Ação Social da União de Freguesias
2018 – Associação AAJUDE/ Associação Amor Fraterno
2019 – Associação AAJUDE/ Bombeiros Voluntários de Leça do Balio. 

Run for Charity

Queres ser Voluntário neste evento?